20 C
Valinhos
domingo, outubro 25, 2020

Química do Sistema Nervoso – Neurotransmissores

Química do Sistema Nervoso – Neurotransmissores: Os neurotransmissores não têm uma distribuição difusa no tecido cerebral, mas localizam-se em centros e vias concretos. Os neurotransmissores cuja distribuição está melhor conhecida são as monoaminas: norepinefrina ou noradrenalina, dopamina e serotonina.

A NOREPINEFRINA poderia estar implicada na manutenção do estado de vigília, regulação do humor, repouso noturno com sonhos, estimula os batimentos cardíacos, eleva a pressão e a temperatura, aumentando a atividade física. Quando um animal se sente ameaçado, toma três atitudes: foge, ataca ou fica paralisado. Em qualquer destes casos, o animal sente medo e quando isto acontece, seu sistema nervoso produz noradrenalina estimulando também as glândulas suprarrenais a segregar adrenalina, um poderoso estimulante de emergência que aumenta a energia física.

A DOPAMINA age sobre os movimentos complexos e involuntários e coordena nossa vida mental, desempenhando um papel nas respostas emotivas. A degeneração das fibras de dopamina causa rigidez muscular e tremores como o mal de Parkinson.

A SEROTONINA encontra-se na região do tronco cerebral. Os neurônios deste centro progetam-se sobre o hipotálamo, tálamo e outras regiões. Regula a temperatura, percepção sensorial e iniciação do repouso noturno. Vários aminoácidos – as unidades para construção de proteínas atuam como neurotransmissores.

O ÁCIDO GLUTÂMICO atua nas ligações do córtex e massa branca do cérebro, como neurotransmissor excitatório.

A GLICINA é inibidor da medula espinhal. O GABA é o ácido gama amino butílico. Ele é o transmissor inibidor habitual do cérebro. O GABA é o único entre os neurotransmissores que é fabricado quase que exclusivamente pelo Sistema Nervoso Central.

A ACETILCOLINA é produzida pela junção de uma molécula de colina (encontrada em alimentos) e acetilcoenzima A (tipo de ácido acético existente no vinagre). Está presente em aproximadamente 10% dos nervos do nosso corpo e é responsável pelo relaxamento dos músculos e ritmo dos batimentos cardíacos, agindo também sobre funções mentais da memória. Depois que o coração se contrai, os neurônios liberam acetilcolina, fazendo-o relaxar. Em seguida esta substância é eliminada por enzimas e o coração se contrai novamente até a nova liberação de neurotransmissor. Como a acetilcolina existe em vários animais, até em insetos, foram desenvolvidos inseticidas que inibem a ação das enzimas destruidoras do neurotransmissor.Com isso, o inseto fica saturado de acetilcolina e ele morre pela inibição de seus movimentos involuntários.

A ENDORFINA rege as sensações de prazer. O nome deste neurotransmissor se deve à semelhança existente entre as suas moléculas e as moléculas de morfina, uma droga que causa euforia e bem-estar.

A DINÂMICA DO SONO

A alternância sono-vigília é regulada por um relógio biológico. Na ausência de luz, a glândula pineal ou epífise produz melatonina ou hormônio da escuridão, que aciona o hipotálamo para produzir a sensação de sono.A possibilidade de despertar de um sono e permanecer consciente, depende de uma formação reticular que recebe estímulos e bombardeia o córtex com impulsos ativadores capaz de despertar

Artigo anteriorAnatomia do Sistema Nervoso
Próximo artigoComo Não Estudar
- Advertisement -

Visite:

- Advertisement -Aula Particular Valinhos

Conteúdos Recentes

Apostila de Botânica 2020

A disciplina BOTÂNICA, principalmente nos cursos de Biologia, constitui-se de aulas teóricas e práticas. As aulas práticas são de fundamental importância, pois oferecem aos...

Porque escolhi uma escola Waldorf

https://www.youtube.com/watch?v=MV3gvGvATHw

Documentário: Pedagogia Waldorf

https://www.youtube.com/watch?v=hr4uUZsC8_g
Professora Silvia Mattoshttps://professorasilviamattos.com.br/
Sou a Professora Silvia Mattos, Bióloga, Especialista Ambiental, Mestre em Toxicologia Ambiental, Patologista e Técnica Química. Prof. da Educação Infantil. Dou aulas particulares, Treinadora técnica e comportamental, lecionei 21 anos nas F. Padre Anchieta e SENAC.

Mais artigos

Open chat